19.8.20

Toxinas Vegetais

FONTE

https://andreabisi.com.br/home/antinutrientes/

http://www.fernandamartins.pt/dicas/20-os-anti-nutrientes-fitatos-oxalatos-e-lectinas

 https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000100002

https://carnivoreaurelius.com/truth-about-vegetables/

Para se defender de serem comidas, as plantas produzem armadilhas tóxicas contra herbívoros e insetos.
Através da evolução, aquelas capazes de proteger seus descendentes, sobrevivem. É por isso que sementes podem ser a parte mais perigosa a comer.
Como acontece com a maioria das toxinas, a dose e frequência produzem veneno / remédio. É o efeito Hormose.
O cozimento, demolhagem, fermentação e germinação podem reduzir muito o efeito de antinutrientes.
Danos crônicos leves devidos à prolongada ingestão de são difíceis de se avaliar. Eis alguns:

Saponina: uma classe de compostos de sabor amargo que produzem espuma semelhante a sabão. Fontes: quinoa, aveia, leguminosas, espinafre, curcubitáceas, dentre outros.
Basta cortar a ponta de um pepino bem fresco e esfregá-la ao próprio pepino. A espuma se formará rapidamente, é o que o torna indigesto, sobretudo se consumido com alimentos gordurosos.
Saponinas interrompem o metabolismo da gordura: pesquisas mostram que as saponinas em alimentos vegetais podem interferir na absorção e digestão de glicose, proteína e vitaminas A, B12, D e E.
Resultados de estudos indicam que saponinas aumentam a permeabilidade das células da mucosa do intestino delgado, inibindo o transporte de nutrientes ativos e facilitando a absorção de materiais aos quais o intestino normalmente seria impermeável.
Saponinas têm um efeito fitoestrogênico e podem atuar como um desregulador endócrino. Em homens, podem reduzir os níveis de testosterona e diminuir a contagem de espermatozoides. 
Oxalato (ácido oxálico): encontrado em oleaginosas, amendoim, grãos, batata-doce, vagem, verduras, carambola e outros.Riscos: 80% das pedras nos rins são por de oxalatos de cálcio; níveis de oxalato no sangue são 3 vezes mais altos em autistas; os oxalatos se ligam a minerais como cálcio e magnésio, reduzindo a absorção; dor nas articulações; problemas de pele e olhos; fadiga crônica.
Goitrogênico: Dificulta a absorção de iodo, inibe a ação da tireóide. Pode causar bócio, ganho de peso, pele seca, depressão, sensibilidade ao frio, hipotireoidismo, hipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto, e até câncer da tireoide.
Os principais vegetais são as brássicas (crucíferas): repolho, brócolis, couves, couve-flor, couve de Bruxelas, nabo, rabanete, mostarda.
Fitato (ácido fítico): encontrado em sementes, bloqueia a absorção de ferro, zinco e magnésio.
Presente nas leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, fava, em oleaginosas, cereais como arroz, trigo, milho, aveia, centeio e seus farelos, amendoim, tofu, linhaça, farinha de soja.
Lectina: proteína inflamatória de sementes que podem agravar doenças autoimunes; depressão; resistência à insulina; obesidade - se liga aos receptores de leptina, diminuindo a saciedade; causa desconforto digestivo e pode até abrir o revestimento do intestino, como o glúten ( uma lectina). 
Solanina: encontrada em tomate, batata, pimentão e pimentas, berinjela, jiló, jurubeba, goji berry.
É inflamatória, podendo causar gastrite, artrite, agravar doenças autoimunes, irritar o intestino.
Acumula-se na casca, sendo de sabor amargo. Os produtos mais maduros contém baixa concentração. É nítido observar a diferença digestiva entre pimentão verde e maduro.
Tanino: presente em fibras e cascas de quase todos os vegetais, inibe determinadas enzimas, influencia negativamente a digestibilidade de proteínas e também inibe significativamente a absorção de ferro.
Em frutas meio verdes, o tanino "amarra" a boca (caqui, caju).
Maior concentração: leguminosas, cereais, vegetais verdes, café, chá, cidra, vinho.
É usado na indústria para produzir vinho, curtir couro, coagular goma, estabilizar cerveja, tratar água.
Na planta, está relacionado ao processo de cicatrização.
Decifrando os taninos no vinho - Fashionismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.