22.9.20

Leite não te inflama e é benéfico?

 FONTE                Leia o texto completo. É rico.



O estudo citado acima mostra efeitos da ingestão de produtos lácteos e de proteínas lácteas na inflamação: uma revisão sistemática da literatura.

Evidências mostram que produtos lácteos ou proteínas lácteas não afetam adversamente os biomarcadores de inflamação em indivíduos saudáveis ​​e com sobrepeso ou obesos, e potencialmente fornece efeitos benéficos.

Resumo

A inflamação sistêmica está associada à obesidade e ao risco de doenças crônicas. 
A ingestão de alimentos lácteos está associada à redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares; entretanto, o impacto dos laticínios sobre a inflamação não está bem estabelecido. 
O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática para avaliar o efeito de produtos lácteos (leite, queijo e iogurte) e do consumo de proteínas lácteas, na inflamação sistêmica de baixo grau em adultos sem distúrbios inflamatórios graves. 
Uma pesquisa bibliográfica foi concluída em setembro de 2019 usando PubMed e CENTRAL, bem como a inspeção de listas de referência de artigos de revisão relevantes. 
A busca resultou na identificação de 27 ensaios clínicos randomizados que foram incluídos nesta análise. 
Nos 19 ensaios que avaliaram produtos lácteos, 10 não relataram nenhum efeito da intervenção, enquanto 8 relataram redução em pelo menos um biomarcador de inflamação. 
Todos os 8 estudos que investigaram a ingestão de proteína láctea em marcadores de inflamação não relataram nenhum efeito da intervenção. 
A literatura disponível sugere que os produtos lácteos e as proteínas lácteas têm efeitos neutros a benéficos sobre os biomarcadores da inflamação. 
Estudos clínicos adicionais projetados usando biomarcadores inflamatórios como o desfecho primário são necessários para elucidar completamente os efeitos da ingestão de laticínios na inflamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.