18.10.13

Fortuna; Fortaleza; Favorita; Fumaça

Ponte da Ferrovia vista da rodovia Águas da Prata - Poços de CaldasAo casar-se, minha mãe recebeu do pai dela, uma vaca de presente: Fortuna. Sua primeira filha foi Fortaleza, depois veio a Favorita.
Lembro-me de meu pai trazendo um touro emprestado quando elas entravam no cio; ele ficava por lá uns dias, e era devolvido.
Fumaça, se não me engano, já foi filha de Fortaleza. Por fim, veio um boizinho que não recordo o nome, último da Fortuna.
Na seca, esse gado era levado para os campos,  zona rural de Poços de Caldas - onde há o complexo alcalino: a tal "caldeira" dos vulcões, sabe?  Um fazendeiro vizinho nos emprestava a pastagem!
Subia-se esta montanha a cavalo, e por detrás havia um belíssimo campo de altitude, todo plano e com vegetação diferente. Hoje está tomado por eucaliptos.
Numa tarde, voltando um pouco antes da roça, meu pai foi levar-lhes sal e ver como estavam. Na jornada a cavalo, cruzando esta montanha da ferrovia através de trilha, foi surpreendido por tempestade.
Esta região montanhosa tem severas tempestades elétricas, nas tardinhas de fevereiro e março. Num instante, uma tarde ensolarada pode ganhar nuvens negras. 
Chegando ao campo, ele encontrou Fortuna morta por um raio... como todo mundo, as vacas se escondem da chuva. Quando ficam sob árvores, a chance de raio aumenta.
Como havia se escondido da tempestade entre umas pedras imensas, atrasou-se muito e anoiteceu pelo mato.
Minha mãe, temendo que ele próprio pudesse ter sofrido com aquele dilúvio, se arrastou a pé, na noite escura, comigo e meu irmão, de 9 e 7 anos, para pedir ajuda na fazenda do "Tio Antenor".
Enquanto convenciam-na a aguardar, pois não havia mesmo outra solução, meu pai retornou, por volta de de 21 h, trazendo a triste notícia!
Após este episódio, desanimaram  e venderam o restinho do gado, e mais tarde investiram num terreno na cidade.
Me lembro que Fortaleza estava sempre adoentada e foi a primeira a ser vendida. O boizinho foi vendido para o churrasco de aniversário do "Tio Antenor" - 90 anos! Foi a 1ª vez que ouvi fazer em churrasco.
Apenas meu pai compareceu, e à noite trouxe um espetinho para nós. Minha mãe foi obrigada por ele, a colocar na panela e cozinhar muito, senão ficaríamos doentes...
Recordo os poucos queijos que minha mãe fazia quando havia leite. Eram vaquinhas caipiras, não procriavam sempre!
Em época de escassez, comprávamos leite na fazenda do "Tio Antenor", minha mãe fazia doce de leite com banana, famoso dentre nossas professoras!
fonte da imagem:espie    

2 comentários:

  1. Gostei dos nomes com F, tem algum motivo especial?
    Um bjo grande e otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renatinha!
    Olha, era minha mãe quem nomeava as vacas... a fortuna, por ser a primeira. Sua missão era formar um rebanho.
    As outras, certamente foram nomeadas apenas para combinar com a "matriarca".
    Eram vaquinhas caipiras, não emprenhavam muito e davam pouco leite, todavia nos ajudaram bastante na vida roceira!

    Excelente descanso prá ti também, beijão!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.