10.10.18

Você tem deficiência de celulose?

AQUI o texto original
Obviamente não somos deficientes em celulose, pois não digerimos esse polissacarídeo.
Em pequenas quantidades, como ocorre em vegetais verdes e frutos, é inofensiva, talvez modestamente benéfica. Mas não há necessidade de “suplementar” com comida industrial rica em fibras.
Fibra de celulose aumenta os movimentos intestinais, porém muito pouca é quebrada pela flora intestinal. 
Passa inerte, exercendo um efeito abrasivo prejudicial leve no delicado revestimento intestinal, quando consumida em grandes quantidades.
No caso dos grãos, os fragmentos de aglutinina de germe de trigo e peptídeo de gliadina são tóxicos para a parede intestinal, bloqueiam a função da vesícula biliar / pancreática e induzem alterações na microbiota. 
Celulose e fitatos ligam minerais, como ferro e zinco, e os tornam indisponíveis. A aparência de fezes volumosas, apesar do dano tóxico incorrido, faz-nos acreditar que é saudável. 
Fibras de celulose dos grãos não fornecem proteção contra o câncer de cólon, apesar da crença popular.
Há, no entanto, uma fibra prebiotica nos grãos: arabinoxilano. É indigesta para humanos, mas metabolizada pela flora intestinal. 
Como obtemos cerca de 9 gramas por dia dessa classe extremamente benéfica de fibras prebioticas que nutrem a microbiota, perder uns 3 gramas por dia de arabinoxilano por tirar os grãos, pode gerar constipação, desconforto abdominal, resultar em distorções metabólicas, como aumento da pressão sanguínea, açúcar no sangue e aumento do risco de câncer de cólon.
Então, se há uma fibra para substituir, é aumentar a ingestão de fibras prebioticas para 20 gramas por dia, adicionando batatas cruas, bananas verdes e pequenas porções de leguminosas (todavia, a flora maléfica também se nutrirá dessa fibra e poderá gerar superpopulação).
A microbiota metaboliza essas fibras, gerando subprodutos como o butirato, que reduzem a pressão sanguínea, a insulina e açúcar no sangue, aumentam o HDL, reduzem triglicerídeos e valores de LDL, melhoram o humor e reduzem a ansiedade, aprofundando o sono.

2.10.18

"A arte da sobrevivência em um mundo super medicado"

 Novo livro do dinamarquês Peter C Gøtzsche
Konsten att överleva i en övermedicinerad värld : Så tar du själv reda på o (inbunden)
"A arte da sobrevivência em um mundo super medicado" (em sueco)

Dez conclusões relacionadas ao livro:

Termômetros digitais não são confiáveis. 
As drogas para sistema respiratório não funcionam. 
Verificações gerais de saúde fazem mais mal do que bem. 
Drogas de fertilidade são contraproducentes e reduzem o sistema imunológico do corpo em dez vezes. 
Drogas para demência não funcionam. 
Psicoterápicos têm um efeito muito ruim sobre problemas de saúde mental e causam muito dano. 
Psicoterapia funciona. 
Os AINEs (contra inflamação e dor) pertencem às preparações mais letais e matam.  Entre outras coisas, causam hemorragias no estômago e ataques cardíacos. 
O rastreio de mamografia é prejudicial e deve ser abolido. 
Tratamentos de medicina alternativa, como acupuntura, reflexologia e florais não funcionam.

  • 19.9.18

    Indústria Farmacêutica é "crime organizado"???

    Original AQUI    mais,  ver aqui  / aqui /aqui  ou leia o livro.
    A crise moral entre a empresa  Nordic Cochrane Centre (que faz revisões sistemáticas de evidências científicas) e um conselheiro fundador, terminou com a demissão deste... E muita sujeira tem saído de baixo do tapete.
    O demitido, inclusive, chegou a se referir à indústria farmacêutica como "crime organizado". Em solidariedade, quatro colegas pediram renúncia.
    O ex conselheiro faz críticas à ciência financiada pela indústria (conflitos de interesses); aponta possíveis danos das vacinas contra o HPV; manifesta duras críticas sobre os danos dos programas de rastreamento do câncer de mama; e do uso excessivo de drogas psiquiátricas.
    Ele requer uma revisão interna urgente na Cochrane por ela subestimar danos, enquanto a empresa o acusa de sensacionalista, exagerado e impreciso.
    Gøtzsche, no Nordic Cochrane Centre, trabalhava expondo falhas e desvios de resultados nos ensaios clínicos e a influência indevida da indústria farmacêutica na pesquisa médica.
    A empresa teria risco
     de parcialidade, especialmente para intervenções tendenciosas onde há um enorme mercado? Ela permite que metade dos autores em uma revisão tenha conflitos de interesse.

    Crítica à vacina
    Outra notícia afim AQUI

    1.9.18

    A medicina moderna ameaça a saúde pública???

    Original AQUI
    Mais um contundente artigo do Dr. britânico Assem Malhotra (que agora ministrará aulas esporádicas na Bahiana ).
    Variedade de comprimidos e cápsulas

    A medicação, além dos efeitos colaterais, só ataca os produtos das doenças, nunca as causas. 
    Medicação é a 3ª maior causa de morte; perde apenas para câncer e doenças cardíacas. 
    Concomitantemente, deve-se combinar um estilo de vida que considere as preferências e valores do paciente e medicina baseada em evidências. No curto prazo já se obtém resultados na qualidade de vida.
    Não há bom gerenciamento de condições crônicas quase totalmente evitáveis, como doenças cardíacas, pressão alta e diabetes tipo 2.
    A diabetes é reversível em 60% dos casos (diabetes é o maior causador de câncer de doenças cardíacas, dentre outras). 
    A campanha "Escolhendo com Sabedoria" estimula a tomada de decisões compartilhadas entre médicos e pacientes.
    Campanhas de saúde pública serão necessárias para reduzir a quantidade de medicamentos que a população adota, melhorando o estilo de vida e aderindo aos verdadeiros princípios da medicina baseada em evidências. Decisão compartilhada deve ser prioridade na prática clínica.
    leia isto

    28.8.18

    Por diretrizes nutricionais com evidências científicas sólidas!

    Assine aqui a petição para melhorar diretrizes nutricionais.
    Eis 11 reformas com evidências científicas para melhorar a saúde no mundo, começando pelos Estados Unidos:
    1. Realizar uma campanha de comunicação para avisar que a dieta com baixo teor de gordura não é mais oficialmente recomendada desde 2015;
    2. Mudar o medo gorduras saturadas. Fazem parte de muitos alimentos naturais, não processados, como carne e laticínios, que contêm nutrientes necessários;
    3. Apresentar nutrição de baixo carboidrato como uma opção viável para combater doenças crônicas;
    4. Ofereça uma diversidade significativa de dietas. Necessidades nutricionais variam. por idade, genética, gênero, raça e grau de doença;
    5. Faça refeições nutricionalmente suficientes e densas, com nutrientes provenientes de alimentos naturais;
    6. Pare de orientar exercícios aeróbicos para perder peso. Eles só servem para ganhar saúde;
    7. Pare de recomendar "menos é melhor" para sal.  Além do limite superior do consumo de sódio, há um limite inferior, abaixo do qual se observa risco aumentado de morte cardiovascular;
    8. Pare de dizer ao público que atingir e manter um peso saudável requer pouco mais que escolher “calorias”. A insulina e outros hormônios são, entre outros fatores, também envolvidos na determinação do peso;
    9. Pare de recomendar óleos vegetais para a saúde.  A substituição de gorduras saturadas por óleos vegetais poli insaturados, como soja e óleo de milho (mas não azeite), não reduz a mortalidade cardiovascular;
    10. Recomende carne e leite integrais em vez de versões com baixo teor de gordura;
    11. Não publique diretrizes baseadas em dados observacionais fracos. Ensaios clínicos Randomizados e Controlados são mais relevantes.

    25.7.18

    Kaizen - nutrição enxuta

    Imagem relacionada
    A implantação da alimentação saudável em casa, com o mínimo de turbulência, requer adaptação gradual, iniciando pela adesão  individual através da conquista (cupido) e coragem para avaliar de forma honesta o que e como melhorar.
    Para obter envolvimento mútuo, motivar para benefícios visíveis. O papel de líder "traquejado" (supervisor) trará eficiência e qualidade ao processo (que nunca acabará) com renovação periódica dos compromissos  delegados a cada membro da equipe.
    Todos se capacitam conjuntamente para vencer desafios e propõem soluções dinâmicas e funcionais. Etapas curtas, claras e mensuráveis, baratas, com avaliações periódicas da prosperidade e protocolos fáceis de seguir, levam ao aperfeiçoamento com menor procrastinação.
    Exemplo: comece com o café da manhã nos dias úteis. Após consolidar essa mudança, passe ao café dos fins de semana. Depois, corte o lanche da manhã... Até melhorar o almoço da semana e depois o almoço nos dias "inúteis". E assim, até mudar todas as refeições, com resiliência para escapes esporádicos.
    Quando a engrenagem estiver engraxada: a família introjetando o princípio da comida de verdade, marque com boa antecedência um dia "D" para retirar tudo que sobrou de comida-lixo. Faça do procedimento (plano de ação passo-a-passo) um evento leve, saboroso, culminando numa compra de mercado coletiva.
    A organização de cardápios com bom senso e criatividade leva ao menor desperdício, com reaproveitamento das sobras em outros pratos, trazendo produtividade e economia à mesa, indo do padronizado ao customizado
    As metas devem ser praticáveis. Disciplina coletiva e fazer aprendente (dedicação, colaboração e cooperação) levam à agilidade futura para economia de tempo na cozinha. Respeito ao caminho individual, foco na responsabilidade e  elevação dos padrões.