8.9.13

Roupa limpa

Aqui em casa, as roupas são lavadas nessa máquina (com água quente) e secas ao sol. A secagem sempre foi parecida, com exceção de um bambu para erguer o varal, que aboli.
Tenho também varais na sombra, dentro das garagens, para dias chuvosos. Porém a lavagem... quanta mudança! 
Ganhei esta máquina com água quente no sorteio do mercado onde compro, a seis anos e meio. Então dei a minha Brastemp para a mãe (acho esta melhor, pois elimina as "bolinhas"). 
Peguei de volta, o tanquinho que havia dado a ela, que quebrou a tempos; então fiquei só com a máquina.

 
Antes mesmo, eu tive uma "maquinhinha" (um tanquinho melhorado), que usei por seis anos, e era ótima, só que não enxaguava, nem torcia. Para quem nunca havia tido nada, era o paraíso!
No início de casada, só tinha tanque e escova, e muque, mesmo quando já trabalhava fora! Esfregar, escovar, bater ao tanque, deixar de molho, repetir tudo... e aqueles lençóis enormes, toalhas de banho, calças jeans.
Quando eu era criança na zona rural, me lembro da lavagem à bica d'água, onde uma água corrente caía constante e ao lado havia uma tábua-batedor, toda gasta de tanto uso.
As mulheres usavam uma imensa bacia de alumínio, onde também se tomava banho. Tudo era feito ao sol, sem a menor sombra, e sem sabão em pó, amaciante, ou água de lavadeira.
Quarava-se as roupas sobre uma pedra - umedecia, ensaboava e punha ao sol por meia hora. Quando esquentavam, batia-se muito, e a sujeira saía. Tudo era enxaguado muitas vezes, e o varal era uma cerca de arame farpado à beira do pasto. Por vezes, uma vaca mascava uma peça de roupa, e estragava.
Para passar, era ferro com brasas do fogão a lenha. Se alguém punha roupa sem passar, dizia-se que saiu da boca da vaca.

Bica: Imagem Google (não encontrei tábua-batedor).

2 comentários:

  1. Hehehe impressionante Cristina... é preciso muita paciência para lavar toda a roupa à mão num tanque! Por outro lado, é um bom exercício, melhor que a academia ;) Mas como é que a pele das mãos sobreviveu a tanto detergente?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha, Joana, o sabão que se usava na zona rural era natural, feito em casa.
    Esse sabão agredia a pele, e as mãos das mulheres daquela época eram calejadas devido a tanto serviço braçal.
    Geralmente elas trabalhavam na roça durante a semana, e no sábado ficavam em casa para lavar, fazer pães e ajeitar a casa.
    As casas da roça não eram difíceis de limpar. Não tinham vidros, nem muitos móveis. Muitas vezes não havia banheiro para se lavar.

    Outras beijocas prá ti!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.