6.9.13

Produção textual

Na avaliação de hoje com meus aluninhos, após comunicação oral sobre a "gincana solidária" que realizamos em agosto, eles escreveram espontaneamente (cada qual a seu nível).
A "gincana solidária" é uma arrecadação de alimentos para as entidades locais, realizada por toda a escola no mês de agosto.
Um lar de velhinhos (com mais de 30 casinhas individuais) e uma entidade de auxílio a crianças com hemopatias e câncer foram as contempladas.
A sala ao lado, 1º ano B, venceu a gincana, arrecadando mais alimentos. Este fato aparece bastante nos textos. 
Usamos a gincana para trabalhar diversos conteúdos, sobretudo matemática: gráficos dos vencedores em cada semana, quantidade de pontos em cada produto arrecadado e também no geral, dentre tantos outros temas.
Não tenho scanner, então fotografei os textos. Minha turma é composta por 13 garotos e 7 garotas. Metade completou 7 anos, e a outra metade ainda está com 6. 
Espera-se que ao final do ano, estejam alfabéticos - escrevendo palavras com erros ortográficos (cachorro -caxoro). No início do ano, metade deles não dominava nem o alfabeto totalmente.
Nesta fase, se trabalha com letra bastão maiúscula. Abaixo das fotos, farei a transcrição (quando possível). Os que ainda não estão na fase alfabética, "comem" letras, dificultando a leitura por leigos. Este quebra-cabeças chamado alfabetização é uma mágica apaixonante.
A gincana solidária
É para alimentar os velhinhos
e as crianças doentes
as crianças do 1º ano B    (ganharam)
Eu trouxe leite 
Eu trouxe arroz
O 1º ano B ganhou a gincana solidária
Foi para os velhinhos e para as crianças 
doentes
Quase todos não trouxeram (trocas surda/sonoras D/T e troca Q,C - mesmo som)
Gincana   eu   (trouxe)  leite, macarrão, açúcar
Eu trouxe açúcar e o primeiro (ano) da (professora) Giovana ganhou
Para crianças doentes  ...    os velhinhos
Parabéns Giovana (troca G/J - muito comum)

Gincana solidária (troca L/R - tem problema fonoaudiólógico; encaminhei)
Trazer alimentos ... velhos
EB(?)   para as crianças que estão doentes
Eu não trouxe nada
Parabéns, Dona Giovana  (professora que venceu)
Gincana    eu trouxe o macarrão
não pedimos
Primeiro B meus parabéns     Dona Giovana
As comidas foram (para os) velhinhos
E os alunos ganharam (troca surda/sonora C/G)
A gincana solidária é de levar comida "pos" (co) velhinhos
Foi legal   é  tão legal
E a Giovana ganharam alunos gostaram (gostô)
E eles levaram para os velhinhos
Fim
Não dá para traduzir - é uma escrita silábica com valor sonoro parcial (para cada sílaba usa uma letra, mas nem sempre a letra consta da sílaba).

Esta é a menina com mais dificuldade, e a mais nova - fará sete anos em 28 de março. Frequenta reforço escolar e recebe atenção especial comigo. A encaminharei para este maravilhoso projeto não governamental  ao final do ano.
Eles fazem triagem no final e no meio do ano; como em junho ela ainda estava muito novinha, resolvi esperar. Confira o "Casulo":  http://criancacasulo.org.br/site/  

Na 1ª linha: Gincana solidária (veja a troca surda/sonora T/D). Depois, torna-se ilegível. Oralmente, tanto ele quanto a garota acima, relatam uma história coerente, inclusive fazendo "voz de leitura".

Este garoto já tem sete anos. A mãe é dependente química e usou "pedra" por toda a gravidez, segundo a avó materna. 
Ele tem muita ansiedade, não se acalma para poder aprender. faz as atividades depressa demais. Eu peço que trabalhe devagar, como se estivesse com preguiça, mas não adianta. 
Já encaminhei para tratamento psicológico, reforço escolar e também enviarei ao "Casulo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.