25.2.14

Dieta Mediterrânea

Uma alimentação inspirada na dieta mediterrânea, porém adaptada à nossa região, deve incluir verduras, legumes e frutas (resgatando-se, se possível, produtos silvestres/nativos) que são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, prevenindo câncer.
Lembrando que o estilo de vida mediterrânico completa a dieta.
Os cereais integrais são ricos em fibras, nutrientes, minerais (zinco, fósforo, magnésio e outros), vitaminas e nos dão energia. O leite (não pasteurizado)  e derivados são fontes de proteínas e ricos em cálcio.
As leguminosas (feijões diversos - pinhão) possuem fibras e proteínas vegetais, combatendo a constipação e evitando o câncer de intestino. Diminuem o nível do colesterol ruim (LDL).
As oleaginosas: amendoim, castanha do pará e de caju, macadâmia, noz pecã, sementes de linhaça, girassol, abóbora, gergelim, contém gorduras boas (mono e polinsaturadas), vitamina E e selênio, com ação antioxidante.
Peixes (e carne de não mamíferos) contém ácidos graxos ômega – 3, diminuindo riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, tem ação anti-inflamatória, regula taxas de triglicérides e colesterol.
O suco de uva roxa integral é alternativa ao vinho tinto, que possui flavonoides (antioxidantes), evitando placas de gorduras nos vasos sanguíneos, aumentando a longevidade.
As especiarias devem contemplar uma enorme variedade de ervas aromáticas, que agregam sabor, trazendo saciedade e muitos nutrientes ao organismo, são antioxidantes, digestivas e amenizam danos causados pelo açúcar, são anti-inflamatórios (medicinais). Qualquer chá serve para temperar: erva doce, melissa, alfavaca e tantos...
O baixo consumo de doces, alimentos industrializados, carboidratos densos, lactose, carne processada e frituras, são fundamentais.
O azeite de oliva extra virgem pode ser substituído por azeitonas, abacate, polpa de coco, oleaginosas (amendoim), sementes, gema de ovo, manteiga: ricos em ômega 6, 3, 9 e vitamina E, ajudam o sistema nervoso, anti inflamatórios e regulam o colesterol.

Imagem Google.

6 comentários:

  1. Boas dicas e vale a pena cuidar da alimentação!Importante! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, Chiquinha!
    Temos muitas variedades de substitutos a produtos importados, basta dosarmos as porções sem esquecer a água a cada duas horas.

    Outros beijões a ti!

    ResponderExcluir
  3. Muito correta, a dieta que preconizas para a tua região!
    A pirâmede está linda e certíssima, só tem um senão: na época de aumentar de peso, devemos restringir a sua base, os hidratos de carbono.

    ~ ~ ~ Beijinhos. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
  4. Oi, Majo!
    Para quem necessita emagrecer bastante (e rápido), realmente os carboidratos devem ser mais restritos, priorizando-se frutas, legumes e verduras.

    Abreijos.

    ResponderExcluir
  5. A comida por cá é toda na base da dieta mediterrânica, vivo no algarve, e é mesmo isto: muito pouca carne, mais peixe, leguminosas (deijão, grão, favas e ervilhas), azeite (em pt vem sempre da azeitona), pão e cereais (muitos hidratos de carbono) e muita fruta e vegetais. Algum leite e queijo.A comida fica muito saborosa com ervas aromáticas, frescas ou secas, salsa, coentros, manjericão, órgãos e tomilho, são algumas das mais usadas. A dieta adaptada à região é excelente! Bjs do sul de portugal :)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana!
    Tenho abusado das ervas ultimamente, inspirada sobretudo nesta dieta. No algarve, com proximidade do mar, deve haver mesmo peixes maravilhosos; aqui no interior do Brasil, só temos congelados.
    Sua dieta é excelente, um dia chego lá!

    ResponderExcluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.