25.11.14

Densidade Demográfica

Densidade populacional brasileira. Fonte - IBGE 2010
Basta esticar os olhos prum mapa mundi para saber o quanto o Brasil é grande. Grande também é sua população: Cerca de 200 milhões!
A questão é que este povão está mal distribuído pelo mapa... Os 25 municípios mais "lotados" do Brasil acomodam em torno de 50 milhões de pessoas - um quarto de nossa população total.
Campinas, a maior cidade interiorana próxima a mim, comporta 1,2 milhão de "cabeças". No estado de São Paulo, onde vivo, residem 44 milhões - quase 22% dos brasileiros. Roraima, no oposto, tem 0,2% de nossa gente - menos de 500 mil residentes.
São Paulo e Rio, os estados mais populosos, são também os que menos crescem. Apresentam taxa de fecundidade a cerca de 1,6% filho por mulher, bem abaixo da taxa de reposição.
Meu município possui densidade demográfica de 160 hab. por km quadrado, a passo que o Brsil possui menos de 24.
 Mapa da população mundial - mais escuro, mais gente;    fonte
Segundo estimativas do IBGE, na década de 2030 a população brasileira tenderá a declinar antes mesmo de superlotar o país, visto que os nascimentos não suprem mais a taxa de reposição. 
Esta janela de oportunidades até a década de 2030, antes de nos tornarmos um país de velhos, é onde deveremos fazer caixa para sustentar os inúmeros aposentados que advirão desse desequilíbrio.
O Brasil não possui geleiras, grandes desertos, cadeias montanhosas intransponíveis ou vulcões (excesso este aqui do lado de casa). Possui o pré-sal, todavia há tanta polêmica, corrupção e controvérsia envolvida que fica difícil ter esperanças quanto a este tesouro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.