29.7.15

Somos o que digerimos

Trophology: A Ciência da Boa Alimentação
Vários estudos na área de nutrição podem apresentar resultados contraditórios: Exagerar nas frutas  (sucos naturais) traz problemas pela frutose; exagerar nos carboidratos não induz à saciedade, causa gordura abdominal e diabetes; exagerar nas proteínas e gorduras (dieta paleo) pode induzir um processo inflamatório crônico (purina); exagerar nos alimentos crus (crudivorismo) traz riscos devido aos antinutrientes...
Sem contar açúcar, lactose, glúten, industrializados, medicamentos. Na dieta páleo, pratica-se o jejum intermitente - o melhor detox - evitando-se processos inflamatórios crônicos.
Não há dieta ideal ou universal, considerando que cada indivíduo / grupo regional apresenta diferentes níveis de adaptação a determinados alimentos ou às proporções dos diferentes nutrientes, e há que se considerar também  a herança genética.
Cada povo possuía seu carboidrato: Mandioca e pinhões para nossos indígenas, batatas para os Incas, Milho para os Astecas, inhame e fruta pão para os melanésios, arroz para os orientais, trigo para os europeus. 
Com a globalização, tudo se bagunçou e comemos variedades (assim como quantidades) demasiadas, o que ampliou exageradamente os casos de alergias e intolerâncias alimentares.
É então mais prudente cada indivíduo estudar-se como único, procurando identificar suas especificidades, o que ingeria juntamente à sua família enquanto crescia e como se alimentavam seus tetravós.
Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.