29.1.16

A profecia não se realizou

Resultado de imagem para el ninõ imagem
No ano passado foi cogitada a possibilidade da natureza repetir o padrão de seca para este verão. Com a secura de outubro, a apreensão foi grande. 
Entretanto, em novembro começaram a ser abertas as comportas do céu. A chuva não parou mais, para nosso deleite, e alguns transtornos isolados.
Determinados pontos típicos aqui da cidade foram inundados, como já era de se esperar. Nada além do corriqueiro para a estação das águas.
Tivemos a inundação na Prata, cuja mais grave havia sido em 1972 - ano em que eu estava na 2ª série e vivi a escolinha rural sendo inundada. 
Na terça-feira passada houve uma enchente em Poços, nunca antes ocorrida. Oito dias depois, anteontem - nova inundação. A 1ª com 80 cm de água nas ruas centrais, e a 2ª com 30 cm.
Após uns dias quentes e chuvas de verão, ontem o chuvisqueirinho gelado voltou. Está assim até agora; fiz minha corrida sob garoa. 
Todos os rios da região estão bufando. O nosso Jaguari sai de suas bordas em vários pontos. O El Ninõ atípico anunciado em setembro tem sido caridoso conosco...