17.1.16

Graus de processamento alimentar



Guia Alimentar para a População Brasileira  é famoso lá fora, inclusive considerado a melhor diretriz nutricional do mundo. Eu já escrevi sobre ele aqui. 
O problema é justamente a falta de conhecimento / interesse do brasileiro comum sobre um documento tão precioso.
A "finada" pirâmide alimentar foi substituída por três graus de processamento industrial dos alimentos:
1- Minimamente processados
2- Processados 
3- Ultraprocessados.
Nossa base alimentar deve ser os alimentos in natura, como frutas, hortaliças - alimentos da feira, da feirinha do  mercado e do produtor, por exemplo. Vão direto da natureza para a cozinha.
A partir da comida in natura, segue-se os três graus citados acima:
1- Minimamente processados: Sofrem pequenas alterações - grãos secados, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado (de saquinho).
2- Processados:  Substâncias extraídas de alimentos in natura e usadas em preparações culinárias - temperos como óleos, condimentos, açúcar e sal; acompanhamentos como legumes em conserva, frutas em calda, queijos, cogumelo, azeitona, palmito. Usados em quantidades racionais, não comprometem a qualidade dos pratos.
3- Ultraprocessados: Devem ser reservados a datas esporádicas e festejos ocasionais: refrigerante, biscoito, salgadinho tipo "isopor", comida congelada, margarina, carnes embutidas, pipoca de micro-ondas - tudo que vem em pacotinhos belíssimos e apelativos (inclusive as propagandas).
São formulações cheias de química artificial, criadas pela moderna indústria alimentícia com foco na hiperpalatabilidade, tendo pouco alimento verdadeiro e quantias exageradas de óleo industrializado, sal e açúcar.
Produtos com inúmeros componentes, incluindo amidos modificados, isolados de proteínas, soro de leite, gordura hidrogenada e todo um grupo dos aditivos químicos terminados em ."ante"  - turvante, espessante, acidulante...
Pesquisas apontam que adoçantes artificiais e emulsificantes podem alterar nossa microbiota e destruir a camada de muco que protege o epitélio intestinal.
Esses aditivos têm a função de prolongar a validade, torná-los atraentes, viciantemente exageradamente saborosos, mais encorpados, lustrosos. 
É o caso da salsicha, por exemplo: criada a partir de miúdos, carne de refugo e carboidratos para dar volume, deveria apresentar cor e sabor diferente a cada lote, entretanto são perfeitamente idênticas.
O perfil nutricional dos ultraprocessados é desequilibrado - muito sódio, açúcar, gordura não saudável, tinturas e saborizadores que confundem o controle natural de fome e saciedade.
Um exemplo do feijão: aquele solto, vendido na feira é in natura; o produto empacotado vendido no supermercado é minimamente processado; o feijão cozido em lata é processado; a feijoada pronta é ultraprocessado.
O guia valoriza a rica cultura culinária das regiões brasileiras, aponta para os impactos ambientais de nossas escolhas alimentares, a importância do local e de companhia adequados para fazer as refeições.
A relação entre alimento e obesidade envolve o consumo racional de gorduras, carboidratos, fibras, a densidade nutricional, sabor, textura, a boa companhia e atenção no preparar e comer. Dimensões culturais, sociais e ambientais do alimento influenciam a saúde e devem ser levados em conta.
Salve o guia para estudar com calma! Comer o máximo possível de comida de panela feita em casa, com ingredientes in natura - de feira, é o ideal preconizado por ele.

4 comentários:

  1. Noooossa que ricas informações, estou a três anos sem condimento, me custou mais que largar o açúcar.
    Faço meus cubinhos de condimento naturais e congelo.
    Tbm cultivo em vasos.
    Vc tem Horta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marie!
      Não tenho espaço para horta, porém mantenho vasos com ervas: melissa, alfavaca, manjericão, trapoeraba, limão, goiabeira (que uso as folhas).
      Estou com mudinhas de salsa e rúcula, contudo a chuvarada as tem assustado! Plantei uns pés de milho e já tenho uma espiga embonecada. Será que vinga em vaso?
      Nosso guia prioriza os alimentos in natura. É bem fácil de interpretar, com imagens lindas de pratos prontos.

      Excluir
  2. ~~~
    Muito interessante.

    ~~~~ Beijo. ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os produtos industrializados possuem graus progressivos de processamento. Devemos priorizar os minimamente processados quando vamos ao mercado, evitando grandes quantias dos ultraprocessados.

      Beijitos in natura prá minha gasparzinho!

      Excluir

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.