20.8.16

Alimentos facilitadores

Resultado de imagem para alimentos facilitadores
Uma alimentação de alta densidade nutricional nos deixa saciados sem a necessidade de comer seis vezes ao dia. Pelo contrário, podemos programar jejuns de purificação (do corpo e da alma sempre).
Lembrando do caminho do meio, devemos dosar os três macronutrientes - proteína, gordura natural e carboidrato. Esse consumo absurdo de carboidrato refinado na alimentação atual causa inflamações.
Dosar também as fibras - nem deficiente, nem em excesso para não arranhar as delicadas paredes intestinais. Mesclar fibras solúveis com insolúveis.
Ingerir todo o espectro de vitaminas em vegetais naturais variados, obtendo também o maior número possível de minerais, inclusive nas proteínas e gorduras de bichos criados soltos (e derivados).
As vitaminas A, C e D, as proteínas e gorduras naturais, são chamados de alimentos facilitadores por ajudar o organismo a absorver melhor os outros nutrientes.
Nenhum alimento é completo, mas a possibilidade de  "sinergia alimentar" faz com que um potencialize as propriedades do outro.
É importante que os alimentos de uma mesma refeição sejam o mais sinérgicos possível, pois ingerir e digerir são duas etapas importantes do processo alimentar. Não somos o que comemos, mas sim o que conseguimos digerir (assimilar), pois nem tudo que degustamos se converte em nutriente para o organismo.
O maior vilão de uma alimentação saudável é o "alimento" ultraprocessado pela indústria alimentícia. Deve ser ingerido com moderação e em ocasiões esporádicas.
O kefir e outros probióticos presentes em alimentos fermentados, assim como os prebióticos, melhoram a saúde intestinal e facilitam em muito a absorção adequada dos nutrientes ingeridos. As últimas pesquisas dão conta de que temos a mesma quantia de células e micro-organismos intestinais. 
Não basta ingerirmos uma variedade aleatória de alimentos, mantendo um prato colorido. Um ingrediente pode prejudicar a absorção do outro, devido a antinutrientes / antimetabólitos. Demolhar grãos por 16 horas em água com vinagre antes de cozer, refogar levemente certas hortaliças, variar ao máximo a ingesta de vegetais, deixa a refeição equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.