21.6.19

Biohacking (aprimoramento biológico)

Resultado de imagem para biohacking
Uma tendência crescente em desenvolvimento científico e tecnológico que inclui um espectro de artefatos como implantes magnéticos corporais, fórmulas, técnicas, medidores sanguíneos, exames médicos detalhados, softwares para otimizar nosso "hardware", até sequenciamento genético de garagem para domar o corpo.
É um processo de ajuste corporal que inclui desde lente de contato, marca-passos, perna mecânica, cirurgia bariátrica para reduzir danos instalados, até um exemplo ainda ficcional de otimização como o personagem Cyborg.
Trata-se também da auto gestão biológica através da combinação de técnicas eletrônicas, médicas e nutricionais: dispositivos cibernéticos, dados biométricos constantes, nootrópicos e nutrigenômica (como dieta, energéticos, suplementos, hormônios, sono, exercícios, gatilhos ambientais, estresse) para aumentar o potencial.
O objetivo é “hackear” a biologia para sentir-se energizado, produtivo, a melhor versão possível de si mesmo. Um grande risco é empurrar o corpo para limites desconhecidos ou usar aprimoramentos químicos e tecnológicos para fazer coisas às quais ele não foi projetado.