5.6.19

Vegetais selvagens

FONTE

Muitas plantas comestíveis selvagens foram aos poucos domesticadas pelo homem. Eis algumas amostras:
imagem do artigo principal BANANA
Cultivada possivelmente já em 10.000 anos atrás - no que hoje é Papua Nova Guiné e sudeste da Ásia. Bananas modernas vieram de duas variedades silvestres, Musa acuminata e Musa balbisiana , que tinham essas sementes grandes e duras.
sementes de melancia giovanni stanchi  MELANCIA
Pintura feito entre 1645 e 1672, de Giovanni Stanchi retrata uma melancia notavelmente mais rústica (e talvez menos doce). 
 Beringela selvagem solanum incanum  BERINJELA
Solanácea originária da América do Sul, a berinjela moderna é oriunda da "lobeira"; "prima" do jiló e jurubeba (também parente dos pimentões / pimentas).
Cenoura1  CENOURA
Cultivada no século X na Pérsia e Ásia Menor a partir desta raiz rústica.
teosinte ancestral do milho  MILHO
O milho doce é oriundo da América, foi criado a cerda de 7.000 aC a partir dessa planta de teosinto mal comestível. 
Hoje, o milho é mil vezes maior do que há 9.000 anos. 6,6% é composto de açúcar, comparado com apenas 1,9% no milho natural. Metade dessas mudanças ocorreram após o século 15, quando os colonos europeus começaram a cultivá-lo.
Peach1  PÊSSEGO
O pêssego era miúdo e com pouca carne. Domesticado pela primeira vez em torno de 4.000 aC pelos antigos chineses; tinha gosto parecido à lentilha.
O pêssego de agora é 64 vezes maior, 27% mais suculento e 4% mais doce.

As frutas atuais concentram muito açúcar, devendo ser moderadas na nutrição; até mesmo evitadas por obesos e diabéticos II. Seu suco, isento das fibras, concentra ainda mais açúcar e digere rapidamente, podendo aumentar demais a glicemia.