19.8.20

Kelloggs, Igreja Adventista e veganismo

FONTE                    FONTE
É 1847 e Ellen G. White, casada, 21 anos de idade, está deitada no chão da igreja, inconsciente e trêmula.
Tem convulsões desde que foi atingida na cabeça por uma pedra aos 9 anos de idade.
Segundo ela, esses ataques enviaram visões de Deus. Muitos dos quais a advertiram contra comer carne. 
Ellen, mais tarde seria fundamental na fundação da 12ª maior religião do mundo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia (SDA), uma religião que agora possui 25 milhões de pessoas em mais de 200 países.
Com base quase exclusivamente nessas visões, comer sem carne se tornou um princípio da igreja, que muitos adventistas ao redor do mundo ainda aderem hoje.
Um dos principais canais dessa influência foi através de um jovem adventista chamado John Harvey Kellogg, que se tornou tipógrafo das publicações adventistas por volta de 1866, quando era adolescente.
A mente do jovem foi tão profundamente influenciada pelas publicações da Igreja sobre saúde, castidade e pureza que ele se tornou médico.
Mais tarde dirigiu o primeiro hospital adventista, o Sanatório de Battle Creek, a fim de promover essa causa.
Naquela época sem freezer, a carne podre causava câncer de estômago, devido às toxinas de bactérias (os micro-organismos morrem no cozimento, mas o seu veneno permanece).
Avance nos princípios puritanos da igreja: brutalizou meninos que se masturbavam, através da 'circuncisão como punição', suturou o prepúcio na ponta do pênis para evitar ereções, derramou ácido carbólico no clitóris de meninas.
Depois, um passo adiante, surgiu o que esperava ser uma forma de castração química:  refeições totalmente vegetais à base de grãos (pois carne incita libido).
Esses são 'remédios' para masturbação e pensamentos impuros descritos no próprio livro de Kellogg, “Plain Facts for Old and Young” onde ele escreveu:
“Um remédio para a masturbação que quase sempre é bem-sucedido em meninos pequenos é a circuncisão, especialmente quando há algum grau de fimose . A operação deve ser realizada por um cirurgião sem a administração de anestésico, pois a dor na operação terá um efeito salutar sobre a mente, especialmente se estiver relacionada à ideia de punição. ” 
Alimentos brandos, baseados em plantas e “não estimulantes” foram um dos princípios básicos para promover uma vida sem desejos, que mais tarde se tornou o gigante de cereais Kelloggs. 
John Harvey Kellogg supostamente nunca consumara seu casamento (casamento branco), preferindo adotar filhos a ter pensamentos luxuriosos.
Em 1906, Kellogg pôs em prática suas crenças e tornou-se o fundador de um grupo segregacionista chamado Race Betterment Foundation.
Pressionou com êxito a legislatura de Michigan a aprovar uma lei que finalmente esterilizava pelo menos 3800 degenerados morais e sexuais, epiléticos, debilitados ou insanos, contra a sua vontade.
Os hospitais da igreja adventista, conhecidos como sanatórios, ofereciam assistência médica e defendiam e serviam uma dieta sem carne.
Como os sanatórios precisavam de médicos, os adventistas criaram centenas de faculdades de medicina. Eles realmente acreditavam nos malefícios da carne.
Mais tarde, a igreja treinou médicos missionários para transmitir a mensagem de 'saúde através da dieta' em todo o mundo.
Um artigo intitulado 'A influência global da Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre Dieta' cita estabelecer centenas de hospitais, faculdades e escolas secundárias e dezenas de milhares de igrejas em todo o mundo, todas promovendo uma dieta vegetariana.
A adventista Lenna Frances Cooper fundou a American Dietetic Association em 1917, a fim de treinar nutricionistas iniciantes na arte de promover a dieta de castidade e pureza.
Hoje, a American Dietetic Association é a Academia de Nutrição e Dietética, e se descreve como "a maior organização mundial de profissionais de nutrição", cujos "membros desempenham um papel fundamental na definição das escolhas alimentares do público".
Observando Kellogg criar flocos de milho, granola e métodos patenteados para fazer manteiga de amendoim, a igreja passou a fabricar alimentos sem carne lucrativos.
Assim, por meio de sua criação, a Sanitarium Food Company, hoje conhecida como Loma Linda Foods, introduziu outras manteigas de nozes, 'nacos de nozes' e substitutos de proteína animal sem carne nos EUA um século antes de Beyond Burger e Impossible Burgers.
De fato, foi a Igreja Adventista do Sétimo Dia fundamental para ajudar a espalhar a soja da Ásia para o resto do mundo.
A ironia é que hambúrgueres veganos e granola, produtos associados a hippies e "filhos da natureza", são na verdade emprestados da ideologia puritana da igreja, tentando conter a masturbação e a luxúria.
"Nenhuma organização desempenhou um papel mais importante  na introdução de alimentos à base de soja, vegetarianismo, alternativas de carne, glúten de trigo, fibra alimentar ou manteiga de amendoim no mundo ocidental". - Centro de Informação de Soja.
Uma das maneiras pelas quais eles lançaram sua agenda religiosa no mundo é canalizando esse dinheiro para a criação principal, Universidade Loma Linda Health, no sul da Califórnia.
Por longa tradição, adventistas são treinados a se tornarem médicos, nutricionistas e cientistas de Harvard. Isso ajudará a espalhar os princípios da igreja através da caridade e da ciência.
A Universidade de Loma Linda é o guarda-chuva de um grande número de organizações de saúde, incluindo a Universidade e o Centro Médico, todos trabalhando lado a lado para difundir os princípios da igreja.
Esses médicos e cientistas pesquisadores, que se especializam em assuntos como nutrição e ciência ambiental, passam a usar o centro médico para fazer estudos sobre a `` saúde '' de uma dieta sem carne, bem como seu impacto no meio ambiente.
Recentemente foram agrupadas no termo indefinido 'dietas à base de plantas' pesquisas de cientistas treinados na Universidade Loma Linda.
Há uma lista de estudos conduzidos por uma única cientista da Loma Linda chamada Joan Sabate, de pelo menos 31 estudos publicados (não inclui metanálises ou artigos de opinião publicados em periódicos revisados ​​por pares). 
Mas existem quase centenas de estudos feitos para promover os preceitos religiosos. De fato, alguns pesquisadores, como Terry Butler, também são pastores na igreja. 
Há cientistas adventistas situados em posições de autoridade em todo o mundo. Gary Fettke, por exemplo, é um médico que promove um estilo de vida pobre em carboidratos e foi investigado por suas práticas pelo Conselho Médico Australiano. Sua esposa, Belinda, discute seu choque ao descobrir que o médico especialista a testemunhar contra, no julgamento, era adventista.
Outro exemplo é a declaração oficial da posição italiana sobre dietas veganas e vegetarianas. Basta procurar qualquer nome dos pesquisadores e acrescentar o termo 'Loma Linda' ou 'Joan Sabate':  a maioria trabalhou diretamente para Loma Linda ou com seus cientistas. 
Há um estudo que mostra veganos e vegetarianos com expectativa de vida longa, mas foi realizado pelo Centro Médico da Universidade Loma Linda, com Joan Sabate como um dos pesquisadores. 
Não apenas a pesquisa e os cientistas foram pagos pela Universidade Loma Linda, mas os sujeitos do teste eram membros da igreja que comem alimentos vendidos pelas empresas alimentícias de propriedade da igreja (conflito de interesses).
Estudos feitos com veganos e vegetarianos que não são feitos por adventistas não produzem os mesmos resultados positivos. De fato, Hong Kong é um dos lugares mais longínquos do mundo e também consome a maior quantidade de carne do mundo.
“As evidências científicas são baixas para concluir que dietas veganas são saudáveis, em particular ao impacto a longo prazo no risco de várias doenças e mortalidade por todas as causas. Portanto, não podem ser recomendadas em uma ótica de prevenção de doenças. ”
Dietas veganas 2018: revisão dos benefícios e riscos nutricionais. Relatório de especialistas da Comissão Federal de Nutrição da FCN

Uma das poucas descobertas "negativas" sobre dietas veganas e vegetarianas feitas por cientistas da Loma Linda, com Joan Sabate:  homens veganos têm uma contagem mais baixa de espermatozóides .

Nenhum comentário: