22.7.20

Termogênese induzida por dieta (calorias gastas na decomposição da comida)

FONTE
Proteína animal: vilã ou aliada?
O gasto energético diário consiste em três componentes: taxa metabólica basal,  gasto energético associado à atividade física, e termogênese induzida por dieta. 
Gastos com movimento e metabolismo basal, subtraídos do gasto energético de 24 horas, deixa o valor da termogênese induzida por dieta, que desempenha bom papel na obesidade.
A hierarquia na oxidação de macronutrientes no estado pós-prandial é refletida de maneira semelhante na termogênese induzida pela dieta: álcool (toxico), proteína, carboidrato e gordura
Os valores são mais altos com um consumo relativamente alto de proteínas e álcool, mais baixos com um alto consumo de gordura e médio com carboidratos. 
A termogênese induzida por proteínas é o principal elemento saciante, sobretudo proteína animal, por ser mais biodisponível desempenha um papel fundamental na regulação do peso corporal .
Quer emagrecer? Ingira proteína não muito gorda, limite carboidrato e álcool.
O aumento pós-prandial no gasto de energia termina aproximadamente 10 horas após a última refeição, mas ainda não se sabe quando o estado pós-absorção é atingido. 
O principal determinante é o conteúdo energético do alimento, seguido pela fração proteica. 
Os valores médios relatados de termogênese induzida pela dieta são de 2% para gordura, 8% para carboidratos, 25% para proteínas e 20% para álcool.
Em indivíduos saudáveis ​​com dieta mista, o déficit pela digestão, representa cerca de 10% da quantidade total de energia ingerida por 24 horas. 
Para ampliar esse lucro, basta comer bem mais proteína animal magra.
A palavra proteína vem do grego proteus, significa "de primeira importância".