18.9.20

Na áfrica, cozia-se em águas termais antes do domínio do fogo.

 FONTE                              FONTE

Biomarcadores microbianos revelam uma paisagem hidrotermalmente ativa no desfiladeiro de Olduvai no amanhecer do Acheulean, África.








Reconstruções em escala de paisagem de ambientes antigos dentro do berço da humanidade podem revelar percepções sobre a relação entre os primeiros hominídeos e os recursos mutáveis ​​ao seu redor.
Muitos estudos do desfiladeiro de Olduvai durante o período Plioceno-Pleistoceno revelaram a presença de ciclos úmido-seco impulsionados pela precessão sobre uma tendência geral de aridificação, embora possam subestimar o impacto das condições de escala local sobre os primeiros hominídeos, que provavelmente experimentaram uma variação e mais dinâmica panorama. 
Biomarcadores de lipídios fósseis de plantas e micróbios antigos codificam informações sobre seus arredores por meio de suas estruturas e composição moleculares e, portanto, podem lançar luz sobre ambientes anteriores. 
Aqui, nós empregamos biomarcadores de lipídios fósseis para estudar a paleopaisagem no desfiladeiro de Olduvai no surgimento da tecnologia acheuliana, 1,7 Ma, através da camada inferior de arenitos augíticos. 
No contexto da expansão das savanas, nossos resultados representam um ecossistema de mosaico rico em recursos, povoado por rios alimentados com água subterrânea, plantas aquáticas, arbustos de angiosperma e plantas comestíveis. 
A evidência de uma paisagem geotermicamente ativa é relatada por meio de uma distribuição incomum de biomarcadores consistente com a presença de feições hidrotérmicas vistas hoje no Parque Nacional de Yellowstone. 
O estudo do hidrotermalismo em ambientes antigos e seu impacto na evolução dos hominídeos não foi abordado antes, embora a associação de nascentes termais nas proximidades de sítios arqueológicos aqui documentados também possa ser encontrada em outras localidades. 
As características e recursos hidrotérmicos presentes no desfiladeiro de Olduvai podem ter permitido que os primeiros hominídeos processassem termicamente plantas comestíveis e carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Desativado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.